Podcast - São Sebastião


HISTÓRIA

Hoje é o dia de São Sebastião, um mártir! Ele é o padroeiro do Rio de Janeiro. Vamos conhecer a sua história e orar!


São Sebastião nasceu na França, na cidade de Narbona, em 256 D.C, no Império Romano. Sua família se mudou para Milão, cidade italiana onde Sebastião cresceu e estudou. Ele decidiu seguir a carreira militar, igual a seu pai. 


Durante um certo tempo, o Império tinha dois imperadores, um no ocidente, Maximiano, e outro no Oriente, Diocleciano, e Sebastião era admirado pelos dois. Ele ocupava o cargo de Capitão da 1ª Guarda Pretoriana, um posto alto, só ocupado por pessoas ilustres e corretas. O imperador do ocidente não sabia que Sebastião era cristão. Mesmo sem participar das idolatrias dos romanos e nem dos martírios, Sebastião não deixava de cumprir seus deveres militares. 


Sempre que podia, ele visitava cristãos que estavam aprisionados e ajudava os que estavam doentes e necessitados. Sebastião realizou muitas conversões. Dizem que mesmo o governador de Roma, Cromácio, e seu filho Tibúrcio, foram convertidos por ele. Costuma-se dizer que ele serviu a dois exércitos, o de Roma e o de Cristo.


Maximiano um dia descobriu que havia cristãos infiltrados no exército. Ele começou a expulsá-los, e somente eram obrigados a continuar os que fossem filhos de soldados, como Sebastião. Esse foi denunciado. O imperador se sentiu traído e ordenou a Sebastião que renunciasse à sua fé. Como o jovem capitão não aceitou, o imperador ordenou que fosse morto cruelmente na frente dos outros, como exemplo. Sebastião então teve suas roupas tiradas, foi amarrado em um poste no estádio de Palatino e recebeu várias flechadas, sendo deixado sangrando para morrer. 


Irene, uma cristã, e um grupo de amigos, foram até o local e descobriram que Sebastião estava vivo. Eles o levaram até a casa dela, onde ela cuidou de seus ferimentos e ele se recuperou. 


Curado, Sebastião começou a evangelizar de novo, e foi pedir ao imperador Maximiano que parasse de perseguir os cristãos. Maximiano dessa vez ordenou que fosse açoitado até a morte e que seu corpo fosse jogado em um fossa, para que os cristãos não o encontrassem. No entanto, após sua morte, Sebastião apareceu para Lucina, uma cristã, e disse a ela que encontraria o seu corpo pendurado em um poço.


Ela o retirou de lá e ele foi sepultado nas Catacumbas. Mais tarde foi construída a Basílica de São Sebastião Extramuros, sobre as Catacumbas.


Irene e Lucina foram santificadas.


ORAÇÂO


Glorioso mártir São Sebastião,

soldado de Cristo

e exemplo de cristão,

hoje vimos pedir

a vossa intercessão

junto ao trono do Senhor Jesus,

nosso Salvador,

por Quem destes a vida.

Vós que vivestes a fé

e perseverastes até o fim,

pedi a Jesus por nós

para que sejamos

testemunhas do amor de Deus.

Vós que esperastes com firmeza

nas palavras de Jesus,

pedi-Lhe por nós,

para que aumente

a nossa esperança na ressurreição.

Vós que vivestes a caridade

para com os irmãos,

pedi a Jesus para que aumente

o nosso amor para com todos.

Enfim, glorioso mártir São Sebastião,

protegei-nos contra a peste,

a fome e a guerra;

defendei as nossas plantações

e os nossos rebanhos,

que são dons de Deus para o nosso bem

e para o bem de todos.

E defendei-nos do pecado,

que é o maior

de todos os males.

Assim seja.


Agradecemos a todos por acessarem o nosso blog. Não se esqueça de nos seguir e de compartilhar o post! Que Deus vos abençoe!


Até a próxima!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Credo Testificado - Oração Forte e Poderosa Contra Feitiços e Bruxaria

Oração Forte e Poderosa das 4 Cruzes Milagrosas

Oração das 7 Chaves da Felicidade