História de São Luís IX



Hoje é o dia de São Luís IX, considerado o maior rei da França, conheçamos um pouco de sua história.
Luís IX nasceu em 25 de abril de 1214 e faleceu em 25 de agosto de 1270. Foi o quadragésimo quarto rei da França e era membro da dinastia Capetiana, sendo filho de Luis VIII e Branca de Castela, o que o tornava indiretamente herdeiro do trono Ibérico. Ele recebeu uma educação cristã, que o preparava para se tornar rei um dia. Com a morte precoce de seu pai, que sucumbiu à epidemia de cólera da época, após sua mãe passar um período como rainha regente, subiu ao trono com apenas 16 anos, a maioridade na época.
Foi conhecido por ser um grande patrono das artes e por ajudar na realização de várias obras, hospitais, abrigos para jovens e idosos e muito mais. Ele também comprou a coroa de espinhos que foi usada por Jesus Cristo e construiu a Sainte Chapelle, que fica em Paris, para abrigá-la. Seu reino foi tão importante para a França que foi cunhada a expressão “século de ouro do Rei Luiz”.
Em seu reinado ocorreu a Sétima Cruzada, que tinha o objetivo de retomar terras perdidas que estavam sob dominação mulsumana, com intenção de ir até o Egito. Apesar de ter reunido um grande exército e contar com a a juda do rei da Inglaterra, essa empreitada de São Luiz não teve sucesso, pois foram surpreendidos por uma enchente inesperada perto do Rio Nilo, o que enfraqueceu sua tropa.
Ele faleceu durante a oitava cruzada, sendo vítima da cólera. Quando seu corpo chegou em Paris, foi recebido com muita emoção pela população e seu túmulo se tornou um local de peregrinação. Luiz IX foi santificado pelo Papa Bonifácio VIII em 1297

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Credo Testificado - Oração Forte e Poderosa Contra Feitiços e Bruxaria

Oração Forte e Poderosa das 4 Cruzes Milagrosas

Oração das 7 Chaves da Felicidade