História de São Luís IX



Hoje é o dia de São Luís IX, considerado o maior rei da França, conheçamos um pouco de sua história.
Luís IX nasceu em 25 de abril de 1214 e faleceu em 25 de agosto de 1270. Foi o quadragésimo quarto rei da França e era membro da dinastia Capetiana, sendo filho de Luis VIII e Branca de Castela, o que o tornava indiretamente herdeiro do trono Ibérico. Ele recebeu uma educação cristã, que o preparava para se tornar rei um dia. Com a morte precoce de seu pai, que sucumbiu à epidemia de cólera da época, após sua mãe passar um período como rainha regente, subiu ao trono com apenas 16 anos, a maioridade na época.
Foi conhecido por ser um grande patrono das artes e por ajudar na realização de várias obras, hospitais, abrigos para jovens e idosos e muito mais. Ele também comprou a coroa de espinhos que foi usada por Jesus Cristo e construiu a Sainte Chapelle, que fica em Paris, para abrigá-la. Seu reino foi tão importante para a França que foi cunhada a expressão “século de ouro do Rei Luiz”.
Em seu reinado ocorreu a Sétima Cruzada, que tinha o objetivo de retomar terras perdidas que estavam sob dominação mulsumana, com intenção de ir até o Egito. Apesar de ter reunido um grande exército e contar com a a juda do rei da Inglaterra, essa empreitada de São Luiz não teve sucesso, pois foram surpreendidos por uma enchente inesperada perto do Rio Nilo, o que enfraqueceu sua tropa.
Ele faleceu durante a oitava cruzada, sendo vítima da cólera. Quando seu corpo chegou em Paris, foi recebido com muita emoção pela população e seu túmulo se tornou um local de peregrinação. Luiz IX foi santificado pelo Papa Bonifácio VIII em 1297

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oração Milagrosa de Santa Irmã Dulce

Oração a Santa Corona - Padroeira das Vítimas de Epidemia

Oração Forte e Poderosa das 4 Cruzes Milagrosas