sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Doutores da Igreja


Doutor da Igreja é um título concedido pela Igreja Católica a homens e mulheres que se destacaram pelo seu saber teológico, pela sua santidade e pela sua fé. 


Santo Hilário de Poitiers



Santo Hilário de Poitiers nasceu em Poitiers, na França, por volta de 315. Sempre foi muito dedicado aos estudos e pelo que se sabe teria nascido em uma família pagã. Se converteu ao Cristianismo após descobrir as Sagradas Escrituras. Ele é o autor da primeira exegese escrita em Latim que chegou aos tempos de hoje, o Comentário Sobre o Evangelho de Mateus.
Na época em que estava vivendo, Santo Hilário confrontou a heresia do Arianismo, a qual negava a divindade de Jesus e teve entre seus adeptos vários bispos da Igreja, sendo essa uma das maiores heresias da Idade Média. Ele chegou mesmo a ser exilado pelo imperador Constâncio a pedido de bispos filoarianos. Durante o exílio conheceu a Igreja no oriente e escreveu dois tratados, De Trinitate e De Synodis. Não se sabe se Santo Hilário participou do Concílio de Paris em 360 ou 361, mas certamente o influenciou, concílio que condenou o arianismo e destituiu os bispos arianos da Galia.
Ele retorna do exílio e vai para Poitiers, onde retoma o seu Ministério Episcopal, continuando a escrever. Faleceu no ano de 367 e foi proclamado Doutor da Igreja por Pio IX em 1851.


Sua obra principal é De Trinitate, que foi escrita durante seu exílio, escreveu várias exegeses e composições litúrgicas, como hinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oração a Nossa Senhora Aparecida pelos Brasileiros no Exterior

Óh incomparável Senhora da Conceição Aparecida, Mãe de Deus, Rainha dos Anjos, Advogada dos pecadores, refúgio e consolação dos af...

Postagens mais visitadas